voltar ao blog Postado em 27 de julho de 2015 Categorias: Sem categoria
Julho é o mês que comemora o Dia do Motorista (25) e do Motociclista (27). Com o objetivo de alertar sobre o cuidado no trânsito, no sentido de evitar acidentes, a Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizou neste sábado (25) blitz educativa. Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o evento contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Olinda, Operação Lei Seca, da Secretaria de Saúde do Estado, do SINCOR-PE, com orientações sobre o seguro DPVAT, do colégio de cirurgia buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco – UPE, que mostrou a importância do uso correto do capacete, que, segundo a OMS, pode reduzir em 40% o risco de morte em acidentes.
A ação que teve início às 9h, contou com dois momentos. O primeiro aconteceu na Av. Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes, onde técnicos de educação do trânsito e agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, abordaram motoristas com objetivo de lembrar o respeito às leis de trânsito e aos motociclistas, uma vez que, este último é mais vulnerável. Conforme dados do Ministério da Saúde, 50% das pessoas mortas por acidente de trânsito em Pernambuco pilotavam moto.
Já o segundo momento aconteceu em frente a antiga Fábrica Tacaruna, onde os motociclistas foram abordados por agentes da OTS, que juntamente com os técnicos da CET, promoveram ações educativas que contou com uma equipe de artistas educadores da MC Produções, tendo como objetivo a redução de acidentes de trânsito com motociclistas e passageiros.
Técnicos coordenados por Luciana Carvalho, responsável pela Educação no Trânsito do Órgão, abordaram os condutores de moto para fazerem um check up de itens de segurança de suas motos. Independente da marca, ou modelo, os parceiros Shineray, Moto Amiga/Honda e Motocruz checaram itens como, estado dos pneus, retrovisores e lanternas, quando alertaram o condutor sobre o estado geral de sua moto, de forma a prevenir situações de risco e até acidentes. O estado dos pneus, segundo os mecânicos, por exemplo, influencia diretamente a qualidade da frenagem do veículo em emergências, provocando acidentes. Além disso, artistas educadores, “Os Amarelindos”, davam dicas, de forma lúdica, de como se portar no trânsito para torná-lo mais seguro.
Todos os condutores aferiram a pressão e receberam dicas de saúde, que é um item fundamental para a segurança no deslocamento do condutor. Problemas como pressão alta, dores lombares, dores nas articulações, podem se configurar em itens que diminuem a performance do motociclista. A Prefeitura de Olinda disponibilizou uma equipe da secretaria de saúde que aferiu a pressão e deu dicas para uma vida mais saudável.
Texto: Blog do Magno Martins.
Busca por categorias
Busca clássica