voltar ao blog Postado em 1 de junho de 2016 Categorias: Sem categoria
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), por meio do setor de Educação de Trânsito, iniciou nesta sexta-feira (20) as ações do Projeto Trânsito nas Escolas. A primeira atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Victor Beloti para os alunos do 4º ano.
O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, o secretário de Trânsito e Segurança, Fábio Ribeiro, a coordenadora do setor de Educação de Trânsito, Danieli Santos, a gerente da Educação de Trânsito, Andrea Aiache, a gerente da Educação Integral, Eliana Moreira Amaral, e professores prestigiaram a primeira apresentação.
Para a diretora da Escola, Neuza Cazeta, a peça teatral motiva e chama a atenção dos alunos, ensinando de forma divertida as leis de trânsito. “Eles adoram essas ações e percebemos que a vivência do assunto é maior quando trabalhado desta forma. O projeto é um alerta importante dos cuidados que devemos ter no trânsito”.
A gerente de educação integral, Eliana Moreira, ressaltou que os alunos da rede municipal de ensino das turmas de educação integral recebem orientações relacionadas ao trânsito, participando de diversas oficinas. “Vocês são os nossos fiscais e contamos com o apoio de todos para que as nossas vias sejam mais seguras a todos”.
O secretário de Trânsito e Segurança, Fábio Ribeiro, falou sobre a função dos agentes de trânsito e a importância da colaboração das crianças no serviço desses profissionais. “Queremos que vocês sejam os nossos agentes mirins e cobrem dos pais e demais familiares atitudes mais corretas e seguras”. Ribeiro pediu se os alunos concordavam em se tornarem agentes mirins e recebeu com um coro geral de sim.
“Qualquer descuido no volante pode ocasionar um acidente, por isso é importante estar atento e seguir as leis do código de trânsito. Muitas pessoas perdem a vida em acidentes e podemos evitar essas fatalidades com a educação no trânsito”, comentou o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, que pediu para que os alunos prestassem atenção no Teatro e repassassem aos pais as informações.
O projeto
Através das brincadeiras, Mestre Trombeta, Margarida, Pimentinha e Girafa chamaram a atenção dos alunos para assuntos ligados ao trânsito. As crianças participaram do Teatro, respondendo se as ações dos atores estavam corretas e aprenderam, por meio de uma música, que é necessário acenar antes de atravessar a faixa de pedestre.
“Neste ano a peça teatral terá como temas principais o uso da cadeirinha de bebê, a idade máxima permitida para a criança andar na garupa da motocicleta, como também a idade permitida para a criança andar no banco da frente do carro”, conta o secretário de Trânsito e Segurança, Fábio Ribeiro.
O Projeto Trânsito nas Escolas é desenvolvido no município há cinco anos e integra as campanhas de trânsito realizadas pela Prefeitura. A equipe da Setrans está à disposição das instituições municipais públicas e privadas para a apresentação do Teatro. Os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Educação de Trânsito para agendarem uma apresentação. O telefone para contato é 3221-8503.
Busca por categorias
Busca clássica