Projeto “Mungangas Populares” é proposta de inclusão social.

10661776_1562140523999345_6564831481026310484_o

 

1781337_1562145990665465_3257595482614486905_o

 

Espetáculo de Mateus e Catirina gratuito no Teatro Arraial

As instituições e comunidades que desejam assistir de graça o espetáculo 25 Anos de Munganga tem uma oportunidade a partir desta sexta (09)

 Mungangas Populares é a proposta de inclusão social do espetáculo Mateus e Catirina em 25 Anos de Munganga, que faz temporada no Teatro Arraial de 09 a 24 de outubro, às sextas e sábados, sempre às 20h.  Com essa iniciativa, a dupla busca incentivar a participação e o acesso de comunidades carentes promovendo o encontro desse público com a nossa cultura popular, resgatando o folguedo de Mateus e Catirina e o jogo do improviso.

Serão destinados 70 ingressos em todas as sessões para o acesso inteiramente gratuito de grupos (associações de moradores, grupos da melhor idade, alunos de escolas públicas estaduais e municipais, entre outros), que poderão agendar antecipadamente com a produção do espetáculo pelo telefone 81.34560065. Os grupos agendados poderão ainda, se desejarem, conhecer os bastidores do Teatro Arraial, sua história, seu funcionamento e conversar com os atores uma hora antes da encenação.

Para essa nova temporada, o espetáculo que apresenta com muita graça os 25 anos de relacionamento dos personagens Mateus e Catirina, interpretado pelos atores Ivan Leite e José Brito e dirigido por Alberto Braynner. A cena trás ainda jovens percussionistas do movimento musical e cultural da cidade de Camaragibe, se reversando semanalmente, oportunizando novos talentos e mantendo vivas as tradições culturais da percussão de origem africana.

Os causos sobre férias na praia, relação com a sogra, roupas espalhadas, educação dos filhos, toalha molhada, escova de dente, peças íntimas, entre outras situações, que dão motivos para as confusões entre essa dupla, contam com um novo cenário, nova luz, novos figurinos e inclusão de música ao vivo.

Durante o decorrer da apresentação, Mateus, muito “matreiro”, tenta ludibriar a Catirina. Já ela, por sua vez, tenta também dar a volta nele, num jogo de empurra-empurra onde o casal lava a roupa suja ali na frente e no meio de todos, com discussões sobre suas vidas, direitos e deveres, responsabilidades e tudo inerente a vida de uma casal. Tudo isso, claro, com uma boa dose de humor, leve, engraçada, divertida, sem palavras de baixo calão, com o propósito de divertir e relaxar.

“25 anos de Munganga” é uma verdadeira terapia de casal exposta ao público, que, inclusive, participa do espetáculo, interferindo diretamente no desenrolar da peça, opinando e escolhendo quem está certo ou errado, deixando ainda mais engraçada e confusa a vida desses personagens cheios de gestos, caras e bocas. O público poderá ainda subir à cena e serem testemunhas e padrinhos no tão sonhado casamento de Catirina.

Mateus e Catirina em 25 Anos de Munganga – A dupla volta à cena com o compromisso de manter vivo o brinquedo popular do Bumba-Meu-Boi e a tradição do teatro do improviso com clara fonte de inspiração nos contadores de causos e nos repentistas.

A equipe central traz nomes de grande experiência na comédia e no fazer do teatro popular. Ivan leite que tem no currículo espetáculos como “Cancão de Fogo”, “Pastoril – a jornada” e o “Auto da Compadecida”. José Brito interpretou desde “Jesus” do “Auto da Compadecida”, passando por “Apareceu a Margarida”, “Aurora da Minha Vida” até “Cinderela a Historia que sua Mãe não Contou”. E Alberto Braynner, que além da experiência em diversas comédias musicais, tem formação na “La Casona” Métodos das Ações Físicas de Barcelona-Espanha.

A realização é da MC Produções, que reuniu uma coletânea de tudo que Ivan e Brito fizeram ao longo da carreira com estes personagens, condensando no casal mungangueiro a realidade do cotidiano de um relacionamento.

Por Clã de Comunicadores.

Compartilhe esse conteúdo

voltar